sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Um livro que fala!

Ora aqui está outro exercício engraçado e original do Jornal do Agrupamento de Escolas da Sé - Lamego (secção Clube de Leitura), de Dezembro 2007. Obrigada Daniela!

A Estante dos Livros Falantes

Apaixono-me Sempre pelo Rapaz Errado, tenho 152 páginas, nasci em Novembro de 2004, na casa da Editorial Presença, em Lisboa, e sou o primogénito de Sandra Pinto. Isto diz muito pouco acerca do meu interior, por isso vou apresentar-me com mais pormenor.

Dentro de mim, numa pacata vila do litoral português, vive a Catarina que é a autora do diário que afinal sou eu. Ela conta-me a suas paixões erradas, como o meu título indica, para além de coisas que se passam com as suas melhores amigas.

Vou ser indiscreto e vou adiantar mais coisas sobre a Catarina: tem 13 anos, acha que tem um pai muito controlador, esforça-se por ter boas notas, a Matemática e… apaixona-se sempre pelo rapaz errado! Mas isto é pouco, pois a vida vai mostrar-lhe duas facetas difíceis: a súbita doença da irmã e a gravidez de uma amiga de 15 anos.

Eu guardo as alegrias, os gostos e os desgostos, as dúvidas, os medos de alguém que, apesar de tudo, ainda está numa idade em que o sonho triunfa. Mas quem quiser conhecer-me melhor só tem que me procurar na Biblioteca – escolar, municipal - ou na livraria.

Sou fácil de encontrar: ando vestido de verde, tenho letras azuis e cor-de-rosa e uma flor branca. Demoro cerca de uma semaninha a deixar-me conhecer em profundidade, se o/a curioso/a tiver pouco tempo para se encontrar comigo, e 2 dias se estiver bastante livre, como parece que vai acontecer brevemente, nas férias de Natal que, a propósito, preferia passar acompanhado num quarto bem quentinho a ter de ficar numa estante fria, abandonado só porque alguém, por distracção ou preguiça, não me quis levar consigo.

Daniela, 9.º C

5 comentários:

Mónica disse...

Que belo exercício de língua portuguesa. Parabéns à Daniela!

À autora, desejo que a sua inspiração não se acabe e que nos continue a presentear com os seus bons livros.

Beijinhos
Mónica

Anónimo disse...

Olá, sou uma das alunas da Escola Oliveira Júnior.

Queria diser-lhe que a achei muito simpática e que também adoro livros, especialmente sobre adolescentes.

Adeus

Sandra Pinto disse...

Querida aluna,

Muito obrigada pelo comentário tão amável. Sabe sempre bem ouvir um elogio :-)

Beijinhos,
Sandra Pinto

Anónimo disse...

Cara Sandra,

Sou Téc. Prof. de Biblioteca e quando fui catalogar o seu livro "A minha vida está de pernas para o ar", fiquei com uma dúvida. Na pág. de rosto vem mencionada uma tradutora (Inês Aboim Borges". Não escreveu a obra em português? Houve alguma parte traduzida? Não consigo entender e é importante. Poderia me dar esta resposta brevemente?
Obrigada
Carmen Santos
carmen.santos@cm-cascais.pt

Sandra Pinto disse...

Cara Carmen Santos,

Apesar de lhe ter respondido de imediato por e-mail, não posso deixar de esclarecer esta questão.

Devido a um lapso da gráfica, os primeiros exemplares deste livro saíram com a gralha "Tradução de Inês Aboim Borges".

Na verdade o livro foi escrito integralmente por mim em português. Está explicado :-)

Beijinhos,
Sandra Pinto