sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

A criatividade de quem lê

Ao fazer uma pesquisa na Internet encontrei, por acaso, uns exercícios divertidos de alunas da Escola da Sé de Lamego sobre os meus livros. Fazem parte do Jornal de Agrupamento de Escolas da Sé - Lamego (secção Clube de Leitura), de Dezembro 2007. Achei tanta graça, que não podia deixar de os reproduzir neste blogue.

"Promessa de uma Vida a Dois" - Um resumo com apartes


É na magnífica e inspiradora cidade do Porto (hum!!! isto promete) que Sandra Pinto faz desenrolar (mas afinal estamos a falar de um novelo?) a acção na sua obra de estreia no domínio do romance.

Logo nas primeiras páginas, somos invadidos (isto é uma guerra?!) pela evocação intensa da Invicta (palavra bonita…) – o bulício das ruas, o ambiente dos cafés universitários, a beleza bucólica das quintas que a rodeiam, a poesia da Foz… (Que inspiração…).

Neste cenário de sonho (sonho… mas estamos a dormir?!) ficamos então a conhecer os protagonistas, Rita Duarte e Vasco Tavares, dois jovens apaixonados e com uma árdua missão pela frente (missão… sentido!!!) – a de garantirem que tudo estará absolutamente perfeito no dia do seu casamento. Sem dúvida, uma missão de Titãs, mas será que vão estar à altura dela?


A lista de preparativos não prima (é da família!) pela brevidade, se não vejamos: as despedidas de solteiros, os convites, a igreja, o padre, o coro, as flores, o copo dágua, o catering, o vestido, o cabeleireiro… (Ufa… já estamos cansadas!!!) enfim, tudo o que é indispensável para deixar deslumbrados 200 convidados! (Tantos! Só dinheiro que se vai gastar para alimentar estes esfomeados…).

Só que nem sempre o Universo conspira a nosso favor (ah, isso é que era bom…), e quando tal acontece aquilo que começa por ser uma lista de preparativos rapidamente se transforma numa lista de peripécias e atribulações aterradoras (meu Deus!) para os noivos, mas altamente divertidas para o leitor.


Com perspicácia e uma grande dose de humor (vamos rir…ha, ha,ha …), Sandra Pinto dá-nos um retrato hilariante dos meses que antecedem um dos dias mais importantes na vida de qualquer mortal (de alguns, pois nem todos querem casar…), captando com muito espírito e talento os aspectos mais jocosos (jo-co-sos, que palavra esquisita!) da tensão pré –matrimonial e da tentativa de conciliá-la coma vida e as relações quotidianas.

Rute Oliveira e Liliana Matos, 9.º C

Sem comentários: