terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Encantador desde a primeira letra ao último ponto...

Durante as visitas que realizei em Fevereiro às escolas de Fátima, Viana do Castelo e Entroncamento, pude imaginar as horas dedicadas por professores e alunos a preparar as sessões e a "estudar" os meus livros. Fico tão agradecida e emocionada que nem tenho palavras...

A título de exemplo, apresento a seguir o trabalho da querida Luzia sobre o meu livro para adultos. Esta jovem tem 14 anos e estuda na escola EB23 de Barroselas em Viana do Castelo.





Comentário ao livro “Promessa de Uma Vida a Dois”

Tive a oportunidade de ler o primeiro romance de Sandra Pinto e adorei. É um livro que nos mostra o quão complicado é preparar um casamento e os imprevistos que nos podem surgir a qualquer momento. Temos a oportunidade de conhecer um romance que tem início na adolescência e que se propaga para a vida adulta, com o casamento dos protagonistas no final da trama. Rita e Vasco cruzam-se enquanto preparam alimentos para distribuir pelas pessoas mais carenciadas da cidade do Porto e apaixonam-se rapidamente um pelo outro. Rita tinha-o olhado vezes sem conta naquele dia de Dezembro, mas sempre sem cruzar o seu olhar com o dele. Julgava que ele não tinha reparado nela, mas enganara-se. Algures mais tarde veio a descobrir quem era aquele seu “deus gótico com olhos verdes”, nome pelo qual tratara Vasco antes de saber qual era o seu verdadeiro nome.

O livro mostra-nos como o amor pode surgir quando nós menos esperamos. O namoro destes dois jovens durou cerca de quinze anos e para espanto de Rita foi pedida em casamento num McDonald’s. Ela sempre sonhara com um sítio mais romântico e longínquo do Porto, mas Vasco conseguiu surpreendê-la. A certa altura da história de amor dos protagonistas, Rita pensou que teria o dia mais feliz da sua vida estragado, mas como por milagre conseguiu salvar o seu casamento e fazer a festa deste noutro local a não ser o Palácio da Rainha. Como era de prever, os imprevistos acontecem. O coro não apareceu e Rita entrou sem música de fundo na Igreja. A sorte foi ser salva pelas suas amigas que conseguiram dar a volta à história e encontrar quem substituísse o coro.

O livro é deveras entusiasmante. Tem uma história engraçada e cativante. Conseguimos ficar presos às páginas dele sem nos apercebermos. Lê-se de um só fôlego. Conseguimos perceber a quantidade de coisas que são precisas fazer somente para organizar o dia dos nossos sonhos. Desde a decoração às flores, passando pelas toalhas e pelo serviço de jantar. Por vezes temos a ideia que o trabalho de um casamento está em encontrarmos o vestido dos nossos sonhos, mas quando nos damos conta não nos chegam os meses de antecedência para organizar esse dia, pois há sempre algo que fica para trás.

É um livro que recomendo a qualquer pessoa. A história destes dois jovens é muito actual e enquadra-se em qualquer faixa etária. Não posso apontar qualquer momento que me tivesse ficado marcado na memória, pois o livro é tão encantador que todo ele me fascinou, desde a primeira letra ao último ponto.


Fico à espera de mais um romance de Sandra Pinto, e se forem tão bons como este primeiro, não tenho dúvidas algumas de que terá muito sucesso como romancista.

Luzia de Oliveira Dias
9º B Nº 12

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito do comentário da Luzia de Oliveira Dias.
Parabéns!

Anónimo disse...

Passei pelo blogue e aproveito para agradecer à Luísa Ferreira o seu comentário. É bom sabermos que alguém gosta dos nossos trabalhos e que o nosso esforço é valorizado.
Mais uma vez, obrigada pelo louvor.
Luzia de Oliveira Dias.