terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Encantador desde a primeira letra ao último ponto...

Durante as visitas que realizei em Fevereiro às escolas de Fátima, Viana do Castelo e Entroncamento, pude imaginar as horas dedicadas por professores e alunos a preparar as sessões e a "estudar" os meus livros. Fico tão agradecida e emocionada que nem tenho palavras...

A título de exemplo, apresento a seguir o trabalho da querida Luzia sobre o meu livro para adultos. Esta jovem tem 14 anos e estuda na escola EB23 de Barroselas em Viana do Castelo.





Comentário ao livro “Promessa de Uma Vida a Dois”

Tive a oportunidade de ler o primeiro romance de Sandra Pinto e adorei. É um livro que nos mostra o quão complicado é preparar um casamento e os imprevistos que nos podem surgir a qualquer momento. Temos a oportunidade de conhecer um romance que tem início na adolescência e que se propaga para a vida adulta, com o casamento dos protagonistas no final da trama. Rita e Vasco cruzam-se enquanto preparam alimentos para distribuir pelas pessoas mais carenciadas da cidade do Porto e apaixonam-se rapidamente um pelo outro. Rita tinha-o olhado vezes sem conta naquele dia de Dezembro, mas sempre sem cruzar o seu olhar com o dele. Julgava que ele não tinha reparado nela, mas enganara-se. Algures mais tarde veio a descobrir quem era aquele seu “deus gótico com olhos verdes”, nome pelo qual tratara Vasco antes de saber qual era o seu verdadeiro nome.

O livro mostra-nos como o amor pode surgir quando nós menos esperamos. O namoro destes dois jovens durou cerca de quinze anos e para espanto de Rita foi pedida em casamento num McDonald’s. Ela sempre sonhara com um sítio mais romântico e longínquo do Porto, mas Vasco conseguiu surpreendê-la. A certa altura da história de amor dos protagonistas, Rita pensou que teria o dia mais feliz da sua vida estragado, mas como por milagre conseguiu salvar o seu casamento e fazer a festa deste noutro local a não ser o Palácio da Rainha. Como era de prever, os imprevistos acontecem. O coro não apareceu e Rita entrou sem música de fundo na Igreja. A sorte foi ser salva pelas suas amigas que conseguiram dar a volta à história e encontrar quem substituísse o coro.

O livro é deveras entusiasmante. Tem uma história engraçada e cativante. Conseguimos ficar presos às páginas dele sem nos apercebermos. Lê-se de um só fôlego. Conseguimos perceber a quantidade de coisas que são precisas fazer somente para organizar o dia dos nossos sonhos. Desde a decoração às flores, passando pelas toalhas e pelo serviço de jantar. Por vezes temos a ideia que o trabalho de um casamento está em encontrarmos o vestido dos nossos sonhos, mas quando nos damos conta não nos chegam os meses de antecedência para organizar esse dia, pois há sempre algo que fica para trás.

É um livro que recomendo a qualquer pessoa. A história destes dois jovens é muito actual e enquadra-se em qualquer faixa etária. Não posso apontar qualquer momento que me tivesse ficado marcado na memória, pois o livro é tão encantador que todo ele me fascinou, desde a primeira letra ao último ponto.


Fico à espera de mais um romance de Sandra Pinto, e se forem tão bons como este primeiro, não tenho dúvidas algumas de que terá muito sucesso como romancista.

Luzia de Oliveira Dias
9º B Nº 12

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Visitas a escolas em 2008 - parte I

Um dos motivos que me faz gostar de escrever para o público juvenil é a possibilidade de ir às escolas e interagir com o público-alvo dos meus livros. Tenho recebido vários convites de escolas de todo o país, o que me deixa muito feliz. É como um presente para mim poder ouvir a opinião dos adolescentes que lêem os meus livros e responder às suas questões. Aqui ficam algumas memórias destas inesquecíveis visitas.


Escola EB23 Dr. Ruy d'Andrade no Entroncamento, Fevereiro 2008


Escola EB23 de Barroselas em Viana do Castelo, Fevereiro 2008


Colégio de S. Miguel em Fátima, Fevereiro de 2008

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Obrigada...

... a quem compareceu à Sessão de Autógrafos no Corte Inglés de Gaia no dia 2 de Fevereiro. Aproveito para agradecer também o convite do Corte Inglés e da Editorial Presença.

A família e os amigos, sempre presentes nos momentos mais importantes da minha vida

A minha filha Rita, uma das pessoas a quem dedico este livro